Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«

Outside
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!
 





Por Dennes Torres
dennes@bufaloinfo.com.br
Dennes Torres possui as certificações MCAD, MCSD,MCSE, MCDBA e MCT. Atualmente atua Como diretor da Búfalo Informática, líder do grupo de usuários DevASPNet no Rio de Janeiro e membro da liderança dos grupos getWindows e devSQL, também do Rio de Janeiro, podendo sempre ser encontrado na lista de discussão do grupo DevASPNet (devaspnet-subscribe@yahoogrupos.com.br) bem como nas reuniões do grupo. Mantém dois blogs em http://cidadaocarioca.blogspot.com

Utilizando e personalizado o Windows Sharepoint Services

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:






O Windows Sharepoint Services é um poderoso e pouco conhecido serviço que acompanha o Windows Server 2003. Apesar de uma incomparável capacidade na criação de uma intranet este serviço ainda é pouco conhecido em especial pelas dificuldades em sua instalação.

Instalação

Instalando o Windows 2003 ele instala no IIS um site de administração do SharePoint e em administrative tools ele instala o Microsoft Sharepoint administrator

Só que no site de administração do sharepoint não existe opção de criar o content database do sharepoint, funcionalidade básica para implementar o site de colaboração do sharepoint.

Apesar do site de administração usar o nome sharepoint, apesar da ferramenta no administrative tools usar o nome sharepoint, ambas se referem apenas a front page server extensions 2002, que NÃO É o windows sharepoint services.

E como instalar o Windows Sharepoint Services ? Todas as documentações informam que ele faz parte do Windows 2003 Server, mas cadê ele ? Não aparece no painel de controle/add remove programs/windows components, ele simplesmente não está lá !

A Microsoft disponibiliza para download o Windows Sharepoint Services Service Pack 1. Baixando e instalando, o sharepoint estará disponível para ser utilizado.

Eis o link : http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=efdc7227-549c-4de1-a063-783f71a8bb2b&displaylang=en

Criando uma Intranet

Para criar uma intranet devemos criar um novo site. Este é o ideal para garantir que o conteúdo produzido pelo sharepoint estará devidamente isolado do resto publicado no IIS.

No exemplo para a construção deste artigo criei um site na porta 200, para não conflitar com os demais sites já existentes.

O SharePoint gera um site administrativo que podemos acessar através do IIS Manager, simplesmente clicando com o botão direito e utilizando Browse. Veja o site administrativo que será exibido na imagem abaixo.

 

A partir da tela de administração o sharepoint exibe os sites disponíveis no IIS e a configuração atual, permitindo que seja feita a "extensão" dos sites, ou seja, que o site seja configurado como uma intranet do sharepoint

Clicando no nome de um site vemos as possibilidades de extensão do site, podendo então criar a intranet do sharepoint.

 

 

Durante a criação da intranet podemos realizar configurações detalhadas sobre como a aplicação rodará no IIS, sua identidade de usuário e o banco de dados do SQL Server que será utilizado para guardar as informações do sharepoint.

Primeiro Acesso

Para fazer acesso ao sharepoint basta usar o endereço do site, no nosso exemplo é http://server:200

No primeiro acesso feito ao sharepoint este nos solicita a escolha de um template. Este template, a ser escolhido com base no uso que se pretende para o sharepoint, determinará a disposição default das webParts na intranet.

 

Iniciando o uso

A tela inicial do sharepoint nos mostra diversas WebParts. Cada WebPart é um "pedaço" da página, como uma aplicação independente. Podemos montar a página completa escolhendo e re-organizando WebParts.

 

Veja o que podemos fazer a partir deste momento :

 

Inserindo dados nas WebParts

Como podem observar na imagem acima, as webParts possuem links para edição dos dados, tal como inclusão de links e eventos.

 

 

 

As webParts possuem configurações diversas, cada webPart possui configurações próprias. Um exemplo disso é a WebPart que contém o logo do site, que tem uma configuração para determinar a imagem que será exibida como logo do site.

Para configurar as webParts utilizamos o menu no topo da tela, Modify Shared Page e escolhemos a webPart que desejamos modificar

 

 

Personalizar a página principal

Mais uma vez utilizando o menu no topo da tela podemos personalizar a página principal. Uma das formas de fazer isso é selecionando novas webParts para serem inseridas na página. Utilizando a instrução browse podemos escolher novas webParts para a página e definir de que lado (direita ou esquerda) a webPart será inserida.

Tendo inserido a webPart em um dos lados podemos ainda movimenta-la pela página, trocando a posição da webPart.

 

 

 

Criar novas webParts

O SharePoint traz alguns tipos de WebParts padrões e nos permite criar novas webParts conforme a necessidade da intranet. A "criação" de novas webParts se baseia nos tipos de WebParts padrões trazidos pelo sharepoint. Para isso basta utilizar o menu "create" que aparece no topo da tela.

Um dos exemplos de nova WebPart são as webParts para armazenar documentos. Durante a criação da webPart podemos escolher o tipo de documento que a webPart irá armazenar.

 

 

Utilizando webParts de documentos

As webParts de documentos permite criarmos documentos do Office. A webPart default gera documentos do Word, conforme as imagens acima, podemos criar outras webParts para gerar outros tipos de documento.

Quando um usuário, acessando a intranet, clica no botão "New document", na webpart de documentos, o Word é disparado para gerar o novo documento. Podemos então criar o documento normalmente e, na hora de salvar, o documento será salvo por default dentro da intranet do sharepoint.

O mais interessante disso é que a comunicação entre o Word no client e a intranet do sharepoint é feita via HTTP. Isso mesmo : O word salva o documento utilizando puramente HTTP.

 

Utilizando alertas

A segurança do SharePoint é, por default, integrada com o windows. Assim sendo durante um acesso ao sharepoint este já sabe o usuário que está fazendo o acesso e seu endereço de e-mail.

Com esses dados o sharepoint nos fornece um recursos muito interessante : Alertas de atualização. Quando entramos em uma webPart encontramos na lateral esquerda a opção de alerta. Podemos então nos cadastrar para receber alertas por e-mail sempre que a webPart for atualizada.

 

 

Conclusão

O SharePoint é um excelente recurso para a criação de uma intranet em minutos, com um aumento da produtividade dos funcionários de forma incomparável.

Ainda é pouco utilizado devido a sua instalação um pouco oculta, conforme explicado no inicio do artigo. Mas sendo um recurso gratuito já incluido no Windows Server 2003 é fácil iniciarmos o uso deste recurso.

 



Envie seus comentários sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentários nesta página

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : Silvio Gustavo E-Mail : gustavo@dw3.com.br
O SharePoint é bem semelhante ao DotNetNuke (www.dotnetnuke.com), pra quem nao conhece, vale a pena dar uma conferida!
Nome : Marcos Almeida E-Mail : informatica@locanty.com.br
Muito interessante e explicativo, são poucos os artigos sobre essa ferramenta, muito obrigado.
Se escrever um livro me avise.
Atenciosamente,

Marcos Almeida
T I Locanty
Nome : cleuber cesar E-Mail : cleubermegafox@yahoo.com.br
gostei muito da explicacao da intranet, muito esclarecedora, para mim, que quero aprofundar mais nessa area. se puderem, enviem-me mais explicacoes de como configuar um terminal para acessar uma intranet e criar uma intra
ok..
obrigado

cleuber cesar
caldas novas - goias
Nome : Diego Rosa E-Mail : diegoc.rosa@terra.com.br
Nossa passei 3 dias tentando fazer funcionar o sharepoint e não consegui. 1 mês depois acho esta ótima matéria. Parbéns me ajudou muito, muito bom o seu material.

Diego Rosa
Atlantis Tecnologia
Nome : Artur E-Mail : artur_lima2001@yahoo.com.br
gostei muito da explicacao da intranet, e gostaria de aprofundar mais nessa area. se puderem, enviem-me mais explicacoes, sobretudo da estrutura ou arquiterura da red intranet, tipo de equipamentos usados. No meu sector ja existe uma red local wireless, conectada a internet, será que posso usar a mesma rede, incorporando um servidor para criar uma intranet?

ok..
obrigado
Artur
Nome : Bruno Pola E-Mail : bruno,pola@sukest.com.br
Olá, através deste método, eu consigo fazer com que os próprios clientes/usuários alterem os dados da intranet, ou sempre vou ficar amarrado ao administrador da página?

Obrigado
Nome : Rodrigo Santana E-Mail : vacolino@hotmail.com
Bom somente oque não foi dito inicialmente para criar o site inicial deve se entrar no IIS e criar uma pagina para que a mesma possa ser acessada pelo sharepoint, após isso todos os procedimentos acimas estão perfeitamente explicados.
Nome : Dennes E-Mail : dennes@bufaloinfo.com.br
Bruno,

Sim, os usuários terão a liberdade de alterar os dados da intranet. Tal liberdade existirá de acordo com a sua configuração de segurança, também feita dentro do site, de forma semelhante ao explicado acima

[]'s
Nome : Scavone E-Mail : lcscavone@leaoengenharia.com
Muito dez a materia, parabéns! Estamos começando uma implantação do sharepoint e eu estava achando muito mais dificil, nem sabia como começar a tratar.
- Tem algum livro que eu possa comprar??
Nome : welber E-Mail : welbercarloso@hotmail.com
Gostei muito, mas como pessoas como voce poderia nos ajudar mais sendo mais detalhista os pequenos detalher, e de onde sai as maiores obras, se possivel poderia detalhar para nos.
Nome : E-Mail :
Nome : FLAVIA SANTANA E-Mail : flavialvess@hotmail.com
Olá,gostaria muito de uma informação.Quero muito criar a intranet para facilitar o trabalho Quero poder criar em minha casa e depois apresentar para meus supervisores.è possivel?pode me forncer umas dicas?

Flávia Santana
Nome : E-Mail :
Nome : Xita E-Mail : macaco@
Nome : Dennes E-Mail : dennes@bufaloinfo.com.br

Oi,

É esse o assunto do artigo, utilize o sharepoint, vale a pena.

Abs,

Dennes
Nome : otelo E-Mail : otelovbf@yahoo.com.br
Muito bom parabéns.
Nome : Nayara E-Mail : nayara.souza@patrimar.com.br
Olá, gostaria também de mais dicas sobre o assunto.
Minha supervisora também me pediu para implantar uma intranet na empresa e não sei como o fazer.

Obrigada.
Nome : maiunga miguel E-Mail : maiunga.s.m007@hotmail.com
prezados
gostei imenso deste artigo e me ajudou bastante.
tenho uma duvida montei um serviço de sharepoint numa empresa que tinha dois servidores um back-end(sql) e outro fornt-end(serviço de sharepoint, o servidor de base de dados avariou.
como reconectar outravés com uma nova base de dados?
obrigado pelo artigo.
Nome : SqSk8bsxSrF E-Mail : t6ayefb1pzs@gmail.com
Hi there. The Newsletter subscription is what gives you acecss to the Downloads Section. Please check your spam filter for email from . you should have received a confirmation email with your subscription and the password is included in that message. I just tested the subscription and current password and they appear to be working correctly. Please let me know if your issues persist after receiving the confirmation email. Thank you. The SharePoint Dude.
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : Curso de Pilates e Funcional E-Mail : lsemvlrxhsy@gmail.com
Utilizando e Personalizando o Windows Sharepoint Services - B?falo Inform?tica Curso de Pilates para Acabar com Seus Problemas de Coluna de Vez! Acabe de Vez com H?rnias, Posturas Incorretas, Patologias, TFT e Muitos B?nus! Acesse https://goo.gl/26Gmyu e Saiba Mais!
Curso de Pilates e Funcional https://goo.gl/26Gmyu