Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«
intcontpiada : 118
Video Conferência
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!
 





Por Dennes Torres
dennes@bufaloinfo.com.br
Dennes Torres possui as certificações MCAD, MCSD,MCSE, MCDBA e MCT. Atualmente atua Como diretor da Búfalo Informática, líder do grupo de usuários DevASPNet no Rio de Janeiro e membro da liderança dos grupos getWindows e devSQL, também do Rio de Janeiro, podendo sempre ser encontrado na lista de discussão do grupo DevASPNet (devaspnet-subscribe@yahoogrupos.com.br) bem como nas reuniões do grupo. Mantém dois blogs em http://cidadaocarioca.blogspot.com

Criando um DataSource Provider

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:







Bem, primeiramente é necessário citar algumas definições para que não haja confusão :

Data Providers : Conjunto de classes que possibilitam o acesso a dados através de um determinado meio de comunicação. Ex. OLEDB, ODBC, SQL, etc.

Data Source Providers : Fornece dados para serem consumidos por componentes visuais. Ex. : DataView, Arraylist, etc.

Então, o que precisei criar foi um Data Source Provider. O objetivo foi possibilitar um gerenciamento simples de domínios: Criar um componente que vá ao banco, busque um domínio (descrição/valor), carregue em um dataset no cache e forneça para outros objetos, controlando a permanência da informação no cache.

Eis que procurei em toda a web e nada. Até sobre como criar um Data Provider consegue-se achar, mas sobre Data Source Providers, nada. O devX tem um artigo sobre a criação de custom controls que aceitem databinding, mas nada sobre a criação do data source.

Até que finalmente, depois de muito vasculhar as classes do framework, encontrei a solução utilizando as interfaces IEnumerable e ITypedList.

Então vamos ver um passo a passo para montar um data source provider. Não irei fornecer conteúdo algum, ou seja, da forma como está não será útil, caberá a você fazer a geração do conteúdo como achar melhor. Vamos lá !

E pra que serve tudo isso ?

Simples ora ! Com isso podemos criar componentes de negócio que forneçam dados para a interface de forma que possamos utilizar o RAD para vincular os componentes de negócio na interface. Enquanto aguardamos para poder usar o ObjectDataSource do Framework 2, esta pode ser uma solução legal !



Envie seus comentários sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentários nesta página

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : Mauro de Amorim E-Mail : mda@frg.com.br
Ola Dennes, no seu artigo Criando um DataSource Provider, não consigo criar o elemento, no botão direito não aparece a opção de criar elemento so aparece as opções TableAdapter, DataTable e Query, parei ai. como criar um elemento como voce sujere no artigo, eu uso o VS2005 e o VS2008, gostei muito dessa solução e gostaria de estar usando nas minhas aplicações, facilita muito pra popular uma dropdowlist, e outros componentes, ficarei grato se puder ajudar a criar esse DataSource Provider.

Mauro de Amorim
Fundação Real Grandeza.
2528-6720
Nome : Dennes E-Mail : dennes@bufaloinfo.com.br
Oi !

Este artigo é muito voltado ao framework 1.1. Apesar de tudo ainda estar lá, como a ITypedList, não faria assim no framework 2.0. Veja em http://www.bufaloinfo.com.br/videosbufaloinfo.asp o vídeo sobre desenvolvimento web em camadas.

Dennes