Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«
intcontpiada : 118
Vá dormir
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!
 





Por Dennes Torres
dennes@bufaloinfo.com.br
Dennes Torres possui as certificações MCAD, MCSD,MCSE, MCDBA e MCT. Atualmente atua Como diretor da Búfalo Informática, líder do grupo de usuários DevASPNet no Rio de Janeiro e membro da liderança dos grupos getWindows e devSQL, também do Rio de Janeiro, podendo sempre ser encontrado na lista de discussão do grupo DevASPNet (devaspnet-subscribe@yahoogrupos.com.br) bem como nas reuniões do grupo. Mantém dois blogs em http://cidadaocarioca.blogspot.com

O ensino e a evolução tecnológica

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:







Que a tecnologia evolui a passos muito largos isso é do conhecimento de todos. Mas que o tamanho destes passos, a rapidez da evolução, tem aumentado constantemente, talvez nem todos tenham percebido e provavelmente não observaram as consequencias.

Já é do conhecimento geral que as universidades não conseguem acompanhar adequadamente a evolução tecnológica. As universidades precisam escolher entre formar profissionais nas teorias de sistemas, mas que não conheçam os softwares atuais do mercado ou formar profissionais que conheçam os softwares atuais de mercado, mas que por não conhecer profundamente as teorias da informática não sejam capazes de resolver problemas mais complexos ou se adaptar a mudanças de rumo.

Porém a novidade que enfrentamos agora é ver este mesmo problema atingindo empresas particulares de treinamento.

O ASP.NET hoje, por exemplo, permite que os desenvolvedores criem aplicações web funcionais praticamente sem conhecer HTML, JavaScript e muitas das características de funcionamento da web. Assim sendo, um treinamento de ASP.NET não se aprofunda em HTML e JavaScript, conhecimentos que um profissional precisa ter.

Com isso fica cada vez mais difícil uma pessoa que deseje ingressar na área tecnológica conseguir uma capacitação adequada : Se a faculdade defasada já era um problema, agora temos uma série de conhecimentos necessários para se exercer a profissão que não são mais encontrados adequadamente em empresas de treinamento. A área de informática, sempre necessitando de novos profissionais, se torna cada vez de mais difícil acesso.

Com o framework 2.0 a tecnologia acelera ainda mais sua velocidade de evolução. O framework 2.0 gera uma grande evolução sobre o framework 1.1, não alterando seus conceitos mas criando novas camadas de conceito sobre os que já temos. O que tenho dito a meus alunos há algum tempo é que aprendam .NET bem, muito bem, antes do framework 2.0. Com a chegada da versão 2.0 todos que conhecem a versão 1.1 estarão em grande vantagem no mercado de trabalho. Terão conhecimento mais profundo que os permitirá resolver problemas complexos mais facilmente. Por outro lado o salto tecnológico irá dificultar ainda mais que novos profissionais entrem no mercado, já que o aprendizado iniciado pelo framework 2.0 terá "encapsulado" inúmeros conhecimentos que o desenvolvedor .NET precisa ter.

Tudo isso nos deixa a clara impressão de que entrar na área de informática é como entrar em um trem em movimento, em alta velocidade e acelerando cada vez mais.

A luz no fim do tunel

Nossa luz no fim do tunel são as células de estudo e os grupos de usuários. As células de estudo são grupos de 3 ou 4 pessoas que decidem se unir para estudar a tecnologia Microsoft recebendo apoio diretamente da Microsoft. Já os grupos de usuários são grupos sediados em determinada cidade que incentivam seus participantes a formarem inúmeras células de estudo e realizam eventos mensais para divulgação de tecnologia e estudos técnicos.

Ambos, tanto as células de estudo como os grupos de usuários, criam um caminho para que o profissional se aperfeiçoe tecnologicamente, pois permitem que profissionais em formação tenham contato com profissionais com maior conhecimento técnico e estes indicam o que merece atenção e deve ser estudado.

A Búfalo Informática apoiou a criação do primeiro grupo de usuários .NET da cidade do Rio de Janeiro. Sempre, no inicio dos treinamentos, pedimos aos alunos que não dependam apenas do que é mostrado em sala de aula : Que a cada aula pesquisem conteúdo adicional no grupo de usuários e em outros sites, levando dúvidas aos instrutores. A Búfalo se tornou altamente integrada aos grupos de usuários, sem inibir a liberdade do devASPNet, 1o grupo do Rio de Janeiro.

Fazendo o caminho inverso para chegar ao mesmo ponto, vários grupos de usuários tem criado empresas de consultoria e treinamento, tal como o SharpShooters.

As células de estudo, quando atuando dentro de faculdades, ganham voz para poder recomendar inclusões no curriculo das faculdades, corrigindo pelas faculdades o que falta aos profissionais do mercado.

As células de estudo e os grupos de usuários tem em mãos o caminho para uma grande mudança social, mudança esta que começará pelo ensino, como muitos sabem ser necessário. Dando agilidade aos curriculos acadêmicos e criando cursos extra-curriculares para suprir a necessidade de profissionais do mercado as células e os grupos dão o primeiro passo para a mudança.

Quem sabe, em um futuro distante, a mudança possa se espalhar para outras áreas do aprendizado, chegando mesmo aos curriculos de primeiro e segundo grau. Quem sabe se fez necessário a informática levar a velocidade do trem tecnológico ao máximo para que todos se unam para encontrarem uma solução para uma evolução do ensino e difusão do conhecimento de forma mais democrática, criando uma revolução em nosso sistema educacional. Quem sabe...

Para obterem mais informações sobre como criar uma célula de estudo enviem e-mail para dennes@bufaloinfo.com.br


 



Envie seus comentários sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentários nesta página

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : Dennes E-Mail : dennestorres@gmail.com
Nome : Dennes E-Mail : dennes@bufaloinfo.com.br
teste