Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«

Et - Bill
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!
 





Por Dennes Torres
dennes@bufaloinfo.com.br
Dennes Torres possui as certificações MCAD, MCSD,MCSE, MCDBA e MCT. Atualmente atua Como diretor da Búfalo Informática, líder do grupo de usuários DevASPNet no Rio de Janeiro e membro da liderança dos grupos getWindows e devSQL, também do Rio de Janeiro, podendo sempre ser encontrado na lista de discussão do grupo DevASPNet (devaspnet-subscribe@yahoogrupos.com.br) bem como nas reuniões do grupo. Mantém dois blogs em http://cidadaocarioca.blogspot.com

Certificações Microsoft : Como obte-las

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:







As certificações Microsoft costumam atrair a atenção de muitos e as dúvidas sobre quais são e como obte-las são muito constantes. Então vou procurar dar uma mãozinha para quem deseja começar seus estudos preparatórios para a certificação Microsoft.

Todas as certificações de desenvolvimento Microsoft estão voltadas para o .NET . As certificações em VB 6 estarão sendo retiradas no meio deste ano. Então para obter certificações em desenvolvimento você deve se dedicar ao ambiente .NET .

Devido a dificuldade de se obter a maior certificação para o desenvolvedor, MCSD .NET , a Microsoft criou uma certificação intermediária, MCAD, um meio caminho para se chegar a certificação MCSD.

O MCAD é um desenvolvedor que tem como opção se especializar no desenvolvimento Web ou no desenvolvimento Windows. E não pense que o desenvolvimento Windows está ultrapassado, muito pelo contrário, com o conceito de Smart Clients no .NET o desenvolvimento Windows continua mais forte que nunca.

Desta forma a certificação MCAD envolve as seguintes provas :

A prova de WebServices/COM+ é necessária pois ambos são recursos usados em ambos os ambientes, tanto no ambiente web como no ambiente windows.

Já a prova opcional, certamente a Microsoft estava pensando na prova de SQL Server quando planejou esta sequencia. A prova de SQL Server é, sem sombra de dúvida, a prova ideal para ser utilizada como opcional para os desenvolvedores.

Porém existe outra alternativa para a realização desta certificação : As provas de Windows e Web funcionam como opcionais no processo de certificação MCAD. Então se as duas forem realizadas, mais a prova de WebServices, chega-se a certificação MCAD.

E o que fica faltando para a certificação MCSD ?

Para a MCSD .NET ambas as áreas, Web e Windows, são obrigatórias. Então para a MCSD .NET fica faltando a prova opcional, que recomendo muito que seja a prova de SQL Server. Além disso o profissional MCSD precisa estar apto a analisar uma necessidade e definir a arquitetura de uma solução para atender esta necessidade. Por isso o MCSD deve também ser aprovado em uma prova de análise de arquiteturas, cujo código é 70-300. Para esta prova não existe treinamento, apenas livros preparatórios.

E vale a pena ? A certificação garante emprego ?

Essa é uma pergunta muito frequente. Normalmente quando fazem essa pergunta para mim apenas respondo "Sim, com certeza !", só para evitar explicar algo mais complexo.

Então façamos o seguinte : Vamos soltar meu lado cinéfilo para explicar algo mais complexo. Lembremos Matrix :

Neo : Então quer dizer que eu posso desviar de balas ?
Morpheus : Quando você estiver pronto, não vai desviar.

E eis a analogia :

P: Então quer dizer que quando eu mostrar a certificação terei emprego certo ?
Q: Quando você estiver certificado, não precisará mostrar.

 

Resumindo, o que quero dizer é : O processo de certificação vai ampliar de tal forma seu conhecimento da tecnologia que isso ficará visível, latente nas conversas que tiver com outras pessoas da área, garantindo sua contratação independentemente da certificação.

 

E como chegar lá ?

Tudo vai depender de qual o seu ponto de partida. Ao ler livros, conversar com os amigos ou consultar empresas de treinamento você sempre ouvirá falar de pré-requisitos. Porém não pode se deixar iludir : Existem 2 tipos de pré-requisitos.

Por exemplo, vejamos 2 pré-requisitos para jogar futebol : Conhecer as regras e saber andar. Ambos são pré-requisitos. Porém conhecer as regras é um pré-requisito que é facilmente sanado com algum estudo. Podemos dizer com alguma certeza que este pré-requisito poderá ser atendido em 60 ou 70% e você irá jogar futebol sem problemas.

Porém saber andar é um outro tipo de pré-requisito. É fundamental demais. Para poder jogar futebol saber andar é algo que você precisa conhecer com 110% de precisão, uma precisão que só se consegue com a prática.

Com isso quero dizer que é muito importante que você possa distinguir os pré-requisitos que você pode atingir estudando-os e aqueles que levarão muitos meses ou anos para serem atingidos.

Se você está iniciando-se na área de desenvolvimento de software e deseja obter a certificação Microsoft então terá um árduo caminho pela frente. Terá que enfrentar muitos pré-requisitos dos quais precisará conhecer 110%. Realmente não recomendo que tente pular o estudo de tais pré-requisitos :

Mesmo que você já tenha alguma experiência em desenvolvimento, recomendo avaliar cuidadosamente seu real conhecimento dos itens acima. O seu sucesso no processo de certificação só dependerá de você.

Passada a primeira etapa de pré-requisitos, entramos então no estudo do ambiente .NET . Mais uma vez devemos analisar este processo de estudo com extremo cuidado.

Existem vários treinamentos preparatórios para a certificação .NET, mas você não pode esperar mágica. A certificação é mais do que um papel ou a aprovação em uma prova, a certificação é um grande processo de aprendizagem que mudará sua forma de trabalhar. Desta forma se você não se envolver ativamente no processo de certificação, apenas o treinamento não garantirá a certificação para você.

Isso porque para o processo de certificação ser bem sucedido é realmente necessário que você obtenha um aprendizado de 110% do que é mostrado no treinamento. Convenhamos, não é comum uma taxa de retenção como esta. O que garantirá o seu sucesso será exatamente a sua participação totalmente ativa no processo de treinamento.

Desta forma recomendo que você, que busca a certificação, realize os passos abaixo no seu processo de treinamento (supondo que já possui os pré-requisitos citados anteriormente).

PRONTO, VOCÊ JÁ É UM MCAD !!



Envie seus comentários sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentários nesta página

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : LURDES E-Mail : mlcsh@bol.com.br
Gostaria de obter a prova de certificaçao em programaçao C
Nome : jandira E-Mail : jandiragj@click21.com.br
Prezados,

O módulo Treinamento em Lógica de Programação não está funcionando.

Atenciosamente

Jandira
Nome : Alexandre de Souza E-Mail : ags@ags.eti.br
Certificações Microsoft : Como obte-las
Dúvidas! Dúvidas! Dúvidas! Dúvidas! e mais Dúvidas!
Sou desenvolvedor, mas sempre trabalhei com Delphi e PHP, até um dia ser apresentando a IDE do Visual Studio e ao C#, fiquei apaixonado. No texto você manda fazer o treinamento em VB.NET, treinamento de ASP.NET, treinamento de WebServices e treinamento de COM+. Agora vem minha dúvida, onde está o C#? Será que este artigo é muito antigo, não sei informar, pois não consegui achar a data de publicação.
Nome : Dennes Torres E-Mail : dennes@bufaloinfo.com.br
Oi !

No .NET a linguagem é uma questão de escolha. Onde você vê "VB.NET", pode substituir por "C#" e chegará no mesmo lugar.

[]'s
Nome : Rodrigo E-Mail : inforodnc@yahoo.com.br
Dennis,

Quem devo procurar na Bufalo? Estou desalocado e o .NET me interessa.
Abraço.