Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«
intcontpiada : 118
Video Conferência
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!
 





Por Dennes Torres
dennes@bufaloinfo.com.br
Dennes Torres possui as certificações MCAD, MCSD,MCSE, MCDBA e MCT. Atualmente atua Como diretor da Búfalo Informática, líder do grupo de usuários DevASPNet no Rio de Janeiro e membro da liderança dos grupos getWindows e devSQL, também do Rio de Janeiro, podendo sempre ser encontrado na lista de discussão do grupo DevASPNet (devaspnet-subscribe@yahoogrupos.com.br) bem como nas reuniões do grupo. Mantém dois blogs em http://cidadaocarioca.blogspot.com

Notícias on-line : Uma Web diferente

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:






Conforme o volume de informações na Web começou a crescer (e isso começou a muito tempo), percebeu-se rapidamente que a arquitetura de texto e as ferramentas de busca não eram necessariamente a melhor forma de distribuir dados. Por mais que ferramentas de busca como Google, AltaVista e outras evoluissem, a pesquisa de texto sempre seriam levemente imprecisa, sem trazer exatamente a informação que buscamos.

A muito tempo ouvimos falar de tecnologia PUSH, permitindo que os dados sejam entregues diretamente ao usuário conforme sua solicitação, mas realmente não lembro de ter visto antes uma adesão tão grande a este tipo de recurso por parte dos fornecedores de informação.

Os webServices e o XML, óbvio, vão muito além de um simples recurso de PUSH, mas com certeza o RSS é o inicio de uma grande reforma em toda a tecnologia de distribuição de informações na Web.

RSS é um padrão definido em XML para troca de novidades, notícias, através de documentos XML. Enfim, é um padrão de escrita XML para troca de notícias. De fato, o RSS não é muito padronizado, existem diferentes versões de RSS, você pode saber um pouco mais sobre as versões do RSS no seguinte endereço : http://www.xml.com/pub/a/2002/12/18/dive-into-xml.html


Existem 2 tipos de recursos para o uso de RSS. São os leitores de RSS, que o usuário instala em sua máquina, cadastra as fontes de notícia e passa ser avisado sempre que existem novidades, e os agregadores de RSS, sites Web que agregam inúmeros fornecedores de RSS, permitindo que o usuário escolha os fornecedores de RSS que deseja visualizar em uma única página e possa, se desejar, definir esta página como home do browser, ficando assim sempre a par das novidades.

Diversos leitores de RSS já foram gerados. São aplicações instaladas na máquina do usuário que inserem ícones no sysTray, ao lado do relógio, e vigiam os serviços de notícias que fornecem RSS. Assim sendo, sempre que há nova notícia, esta é trazida diretamente para o usuário. Certo, tecnicamente não é um Push, já que é o software na máquina do usuário que busca a informação, mas é semelhante.

Instalei o FeedReader em minha máquina, e a experiência realmente foi muito boa. Você pode downloadear o FeedReader do endereço http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i22094.html

Basta uma pequena navegada na Web para descobrir inúmeros sites técnicos fornecendo novidades via RSS. Assinei as fontes RSS dos seguintes sites :

http://www.devx.com
http://www.4guysfromrolla.com
http://www.only4gurus.com
http://www.aspalliance.com
http://www.asp.net

Apenas destes sites o volume de informações que recebo já é grande, difícil de acompanhar, mas o interessante disso tudo é a possibilidade de poder receber as novidades diretamente na minha tela, em popUps, ao invés de ter que navegar site por site para descobrir quais são as novidades.

Com relação a fontes nacionais, o projeto RSSFicado apoia e divulga a geração de RSS por diversas fontes nacionais, tal como JB On-line, IDG Now, Último Segundo, Plantão Info, entre muitas outras fontes que são listadas no site RSSFicado em http://rss.phpnuke.org.br/

A comunidade nacional de .NET também já está aderindo ao uso de RSS. O grupo de usuários DevASPNet, grupo de usuários .NET do Rio de Janeiro, já possui um sistema de notícias em RSS que pode ser cadastrado em leitores de RSS, encontra-se no endereço http://www.devaspnet.com.br/noticias.asmx/ListaNoticias . Outros grupos estão desenvolvendo seus sites utilizando o Community Starter Kit (CSK), um site web completo, disponibilizado pela Microsoft, para montagem de uma comunidade on-line e que permite inclusive troca de dados via RSS.

Ainda não fiz uso dos agregadores de RSS, mas vocês podem ver uma lista deles em http://www.devx.com/DevX/Article/16190 , com certeza vale a pena, e garante que você estará bem informado a partir de qualquer micro conectado na internet.

Quanto ao fornecimento de noticias de seu próprio site no formato RSS, o .NET facilita muito o desenvolvimento de uma fonte RSS. Acabei de publicar um artigo explicando justamente o passo-a-passo para a criação de um documento RSS, e o artigo é especialmente interessante pois demonstra um uso diferente dos dataSets tipados, bem diferente do tradicional. O artigo pode ser encontrado em http://www.bufaloinfo.com.br/artigos/artigo0701.asp

Então, o que está esperando ? Instale um leitor de RSS e entre para o novo mundo das informações na Web



Envie seus comentários sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentários nesta página

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : Gerson E-Mail : gerson.microinf@rbz.srv.br
Dica muito boa.
Informação util para estar atualizado sobre as tendencias.
Nome : Eduardo E-Mail : eduardoatroch@emplavi.com.br
Muito boa a dica, sempre procuro ler as dicas passadas por Dennes pois é uma pessoa muito antenada nas tendências e novas tecnologias.
Nome : Eduardo E-Mail : egzola@terra.com.br
Para quem não conhece, acessem http://www.rssnews.com.br , é um agregador gratuito na web. (Muito bom, recomendo!).
Nome : Domênica E-Mail : domenicarj@gmail.com
Adorei.. foi muito útil pra mim
Nome : Bruno Soares E-Mail : brunossoares@gmail.com
Excelente artigo, como de costume!

Já comecei a ler o artigo de como implementar o RSS com o .NET para colocá-lo no site da célula.
Grande Abraço.
Nome : jaguaribe E-Mail : jaguaribe@studioip.com.br
Dá uma olhada nisso e pensa como podemos utilizar no site do Fernando.

Luciano.
Nome : Matheus T. Silva E-Mail : sheikmat@bol.com.br
muito legal esse artigo heim ... gostei ! acabei de conhecer o RSS ! parabéns
Nome : Marilene Valadares E-Mail : marilene.valadares@gmail.com
São informações uteis para que deseja aprimorar seus conhecimentos.
Sou estudante de Administração e gostaria de saber sobre algum atigo referente a Tecnologia Push, tenho que apresentar um trabalho referente ao assunto, sera que você pode me enviar alguma coisa.

Grata
Marilene
Nome : Marilene Valadares E-Mail : marilene.valadares@gmail.com
São informações uteis para que deseja aprimorar seus conhecimentos.
Sou estudante de Administração e gostaria de saber sobre algum atigo referente a Tecnologia Push, tenho que apresentar um trabalho referente ao assunto, sera que você pode me enviar alguma coisa.

Grata
Marilene
Nome : Flávio E-Mail : flaviosf2005@yahoo.com.br
Agora sim tive uma noção mais precisa do que é RSS. Muito e interessante e parabéns ao Dennes pelo artigo.
Nome : E-Mail :
Nome : 1 E-Mail : 1
-1'
Nome : -1' E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : -1'
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1