<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"><script>
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O evento foi muito legal, é fácil dividi-lo em duas partes: Apresentações sobre os produtos da RedGate e uma excelente apresentação sobre wait stats.
Primeiro algumas dicas menores, links que me chamara a atenção:
Site mostra rapidamente se sua conta de e-mail vazou em alguma falha de segurança : https://haveibeenpwned.com/
RedGate fornece documentação de wait stats: http://documentation.red-gate.com/display/sm4 + wait_type (exemplo : http://documentation.red-gate.com/display/sm4/sos_scheduler_yield)
Página que abrir arquivos de planos de execução : http://sqltuneup.sqlservercentral.com/ (sobre essa fiquei me perguntando: para que vocês usariam ?)
O site do hands-on utilizado no evento ainda está aberto. Foi prometido um link público, mas ainda não funciona. Por enquanto é esse: http://handsonlabs.red-gate.com/
Wait Stats
Sobre a palestra de wait stats, a melhor do evento, chamou a atenção a forma simples, detalhada e direta de explicar cada wait stat.
Por exemplo : SOS_Scheduler_Yield. Fui comparar agora no google com outras explicações e constatei que realmente, em outros locais a explicação fica muito mais complexa. É muito simples: Existe um quantum de 4ms, qualquer thread que rode mais que isso vai disparar esse wait e voltar para a fila de execução.
A demo de ThreadPool também foi muito legal, mostrando que quando ultrapassamos o limite de threads disponíveis a execução não é vista nem como suspensa, pois não pegou uma thread.
O palestrante usou scripts de Paul Randal para as demonstrações, muito legal.
Sobre os produtos, o maior foco está sendo implementar controle de versão, deployment e ALM com banco de dados. Veja alguns detalhes que me chamaram a atenção:
DLM
Não apenas questão de alertar sobre alterações de schema, como era a impressão que eu tinha, mas ao comparar os schemas ele nos permite identificar um nome para cada release implementado em cada ambiente (dev/integração/homologação/produção). O produto identificar o release em cada ambiente e quando o schema muda, alerta imediatamente que aquilo foi quebrado então permite que se crie identificações para cada “hotfix” e mantém o histórico das mudanças.
SQL Release
Um plugin para produtos como Octopus ou Release Manager que controla o deploy do banco em conjunto com os releases. O workflow de deployment de um release permite criar um passo para um DBA fazer a aprovação dos scripts de release.
As comparações com SSDT são inevitáveis:
- Faz o compare da origem com destino
- Faz scripts transacionais por default, ao contrário do SSDT
- Não leva em consideração a ordem das colunas na tabela, ao contrário do SSDT, no qual, pelo que lembro, isso nem é configurável.
Mas senti falta de uma relação entre o SQL Release e o DLM. Uma vez que o DLM identifica que produção foi alterada e está com um Release diferente, hoje o SQL Release ainda não usa essa informação e a ação para ajuste (por exemplo, levar o que está em produção de volta até o desenvolvimento) tem que ser manual. Segundo eles, mais um item na enorme lista de coisas a implementar que eles possuem.
Controle de Versão
O controle de versão permite ligar o SQL Server a produtos de controle de versão, tal como GIT. Também possui o recurso de lock para bloquear alterações em objetos, me pareceu que usa DDL triggers para controlar esse bloqueio.
Porém tem que ser instalado em cada ambiente que vá controlar e não possui mecanismos de automação com powershell.
Futuros Produtos
Estão sendo construidos plug-ins para o SSDT para facilitar o deploy de dados de referência, tabelas de domínio.
Estão pensando em algum tipo de ligação junto com o migrations.
Como aproveitar o evento
As palestras de Londres foram publicadas no Youtube, mas não são as mesmas. Espero confirmação sobre se as de ontem serão também. Eis o link : https://www.youtube.com/user/RedGateVideos
Os ppts de todas as palestras estão disponíveis no site do evento: http://sqlinthecity.red-gate.com/seattle-2015/agenda/
Informações sobre os palestrantes:
Brian A. Randell
Blog: BrianRandell.com
e-mail: brianr@mcwtech.com
Twitter: @BrianRandell
Alex Yates
Blog: http://www.workingwithdevs.com
e-mail: alex.yates@red-gate.com
Twitter: @alexyates
Uwe Ricken
Blog: http://www.sqlmaster.de
e-mail: uwe.ricken@db-berater.de
Twitter: @dbberater
Steve Jones
Blog: http://www.voiceofthedba.com
e-mail: sjones@sqlservercentral.com
Twitter: @way0utwest